Misticismo, Ocultismo, História Secreta, Magia, Psicurgia, Teurgia, Teose, Iniciação

Tradutor

4 de dezembro de 2020

O G da Maçonaria e a Cosmogonia Tzintzun


O "G" DA MAÇONARIA

E A COSMOGONIA "TZINTZUN"

DE ISAAC LURIA


Por Frater Angelumes.


A Cosmogonia "Tzintzum" é um dos aspectos da renovação mística do séc. XVI, introduzida na Kabbalah por Isaac Luria, rabino judeu da Jerusalém Otomana. No Sistema Luriânico, o Zohar teve sua mística graficamente interpretada.

Nela, as Sephrots são representadas por esferas, ou camadas concêntricas, onde a substância nelas presente vai se tornando cada vez mais sutil, na medida que as camadas se afastam do centro.

Assim, cada camada representa uma esfera de manifestação, mundo ou dimensão de existência, por onde os seres, da esfera mais densa à mais sutil, ascendem através das camadas aos Reinos da Luz (Ain Soph Aur).

Neste ínterim, há uma linha que, atravessando todas as camadas, liga o centro (Sheol) às camada mais externas (Atzlut), representando a "Escada de Jacó", por onde o Adepto espiritualmente ascende.

Acreditasse que, no processo de formação da Maçonaria Especulativa no início do séc. XVIII, na Inglaterra, o Sistema Cosmogônico Luriânico foi incorporado de maneira velada à Simbologia Maçônica.

Assim, além de representar a primeira letra de "God" ou "Geometry", como se apresenta aos incautos, a curvatura do "G" da Insígnia Maçônica representaria as "Esferas", e sua barra horizontal a "Escada de Jacó", de acordo com a Cosmogonia "Tzintzun" de Luria.

Cum Lucis Totius Vincam


FRATER ANGELO LUCIS MESSIS

R.C.I.F-3° - OL*VA

.*.

CURSOS INDICADOS OL*VA

Os Melhores Cursos de Iniciação em
Magia, Misticismo e Ocultismo
Para Você!


Nenhum comentário: