Misticismo, Ocultismo, História Secreta, Magia, Psicurgia, Teurgia, Teose, Iniciação

Tradutor

3 de fevereiro de 2013

O Evangelho de Judas



"Esta é uma tradução contextual livre, de trechos selecionados, segundo os preceitos da OL*VA, do texto gnóstico do "Evangelho de Judas" encontrado em 1978, em El-Minya, no Egito; e publicado pela National Geographic em 2006 (Link da edição em inglês, direto do original copta, após o texto abaixo). A OL*VA não pretende sob nenhuma hipótese expressar informações oficiais de nenhuma natureza, sejam elas científicas, filosóficas ou religiosas, referentes a este achado arqueológico. E por se tratar de assunto de interesse universal, nos reservamos o direito de assim proceder." [ Frater Lux Messor ]




O EVANGELHO DE JUDAS
Palavras Secretas de Jesus a Judas,
o seu Discípulo mais Forte.

Estando Jesus e seus discípulos na Judéia, e estando eles reunidos em oração, Jesus riu. Os discípulos lhe disseram: “Mestre, por que ris da nossa oração? Não fizemos o que é correto.” Mas ele lhes respondeu: “Não rio de vós. Mas do que fizestes, não por vossa vontade própria, para louvar o vosso Deus.” Eles disseram: “Mestre, mas tu não és o filho de nosso Deus?” Jesus, porém, lhes disse: “Donde pensais conhecer-me? Em verdade vos digo que vossa geração humana não me conhecerá.”
Quando seus discípulos ouviram isso ficaram furiosos. Ao ver sua falta de compreensão, Jesus lhes falou: “Por que essa notícia vos irrita? Vosso Deus provocou ira em vossas almas? Qual dentre vós é forte o suficiente para produzir o homem perfeito, e o fazer vir ante minha face?” Todos disseram: “Nós temos a força.”
Mas seu ânimo era muito fraco para enfrentá-lo, exceto Judas Iscariotes, que se colocou à sua frente, porém, de cabeça baixa, e então sussurrou a Jesus: “Eu sei quem tu és e donde vieste. Tu vens do reino eterno de Barbelo e não sou digno de pronunciar o nome daquele que te enviou.”
Reconhecendo as palavras sublimes de Judas, Jesus lhe disse em segredo: “Afasta-te dos outros e eu te revelarei os mistérios do Reino, onde poderás chegar, mas não sem antes passares grande sofrimento. Senão, algum outro terá que cumprir tua tarefa, para que os doze voltem a ser um com seu Deus.” Judas, porém, lhe disse: “Quando tu me revelarás essas coisas? Quando ocorrerá o grande dia da luz sobre essa geração?” Mas, quando ele disse isso, Jesus desapareceu.

As Gerações Humanas
Na manhã seguinte, Jesus reapareceu aos seus discípulos, que lhe disseram: “Mestre, onde foste e o que fizeste na tua ausência?” Jesus respondeu: “Fui a outra geração grandiosa e santa.” Seus discípulos lhe disseram: “Senhor, qual é essa geração grandiosa, que é superior a nós, que é mais santa que nós e que não é deste reino?”
Ao ouvir isso, Jesus riu e falou-lhes: “Por que vós pensais em vossos corações sobre aquela geração forte e santa? Em verdade, eu vos digo que ninguém, que nasce neste mundo, verá aquela geração e nenhum exército de anjos das estrelas reinará sobre aquela geração e nenhum mortal poderá relacionar-se com aquela geração. Porém, esta geração dos homens, da qual fazeis parte, é da geração da humanidade. Quando seus discípulos ouviram isso, cada um deles agitou-se em espírito.
Outro dia, Jesus apareceu-lhes e disseram-lhe: “Mestre, te vimos numa visão, em um grande altar, com doze sacerdotes que invocavam teu nome, e uma multidão que lhes davam como oferta seus pecados e delitos. Jesus, porém lhes disse: “A multidão que vistes são aqueles que se desviaram do reto caminho, os sacerdotes sois vós, que plantaram árvores que não produziram frutos, contudo, aquele que vistes no altar é o Deus a quem vós servis, pois meu nome está escrito nas estrelas das gerações humanas. Portanto, deixai de lutar contra mim, cada qual de vós tem sua própria estrela e deverá irrigar o paraíso de Deus e a geração, que permanecerá imaculada até toda eternidade.”
Judas disse-lhe: “Mestre, que tipo de frutos esta geração apresentará?” Jesus respondeu: “Quando esses homens cumprirem o tempo do reino e o espírito os abandonar, seus corpos morrerão, mas suas almas viverão e serão elevadas.” Judas disse: “E o que fará o resto das gerações humanas?” Jesus respondeu: “É impossível semear sobre uma rocha e colher frutos. As gerações maculadas e a Sofia corruptível que criou os mortais, não têm como subirem aos reinos eternos.”

Os Mistérios do Reino
Judas disse: “Mestre, tive uma visão grandiosa, onde vi-me sendo perseguido e apedrejado pelos doze discípulos. Foi quando cheguei a uma grande casa com uma multidão de gente.” Jesus respondeu: “Nenhum mortal jamais pode pisar nessa casa, pois esse lugar é reservado somente aos santos. pois lá não ha sol, nem lua, nem dia, mas os santos lá permanecerão para todo o sempre, em glória eterna com os santos anjos.”
Judas disse: “Mestre, minha semente sera controlada pelos governantes?” Jesus respondeu: “Tu te afligirás muito quando vires o reino e suas gerações." E Judas perguntou: “Mestre, por que me escolheste para tal.” Jesus respondeu: “Tu, nos últimos dias, serás invejado pelas gerações futuras, pois virás para domina-las e faze-las ver tua elevação para junto da geração dos santos.”
E disse: “Venha, para te ensinar os mistérios que nenhum homem jamais viu. Pois existe um reino infinito, cuja extensão nenhuma geração de anjos jamais viu, onde há um grande espírito invisível, que nenhum anjo jamais viu, nenhum coração e pensamento pôde compreender, e nunca foi chamado por nome algum."
"Então surgiram cinco nuvens brilhantes com cinco anjos grandiosos, que irradiavam a eternidade divina, como servos celestiais. E o eterno criou mundos iluminados, com inúmeros coros de anjos para servi-lo. E fez aparecer a geração incorruptível de Seth em doze astros e seus mundos, tendo seis céus cada, havendo 72 céus nos 12 astros, com cinco firmamentos cada, totalizando 360 firmamentos."

"E foi-lhes dado o poder e receberam um grande exército de anjos sem número, para honra e veneração de todos os mundos, dos céus e de seus firmamentos. A isto se chama cosmos – isto é corrupção. Nele apareceu o primeiro homem com suas forças incorruptíveis. E a geração começou com a idade na qual há uma nuvem de saber e de anjos."

"Então criou-se doze anjos para dominar o caos e o mundo inferior. E das nuvens surgiu um anjo maculado com sangue, cuja face cintilavam chamas. Seu nome era Nebro, que significa rebelde – outros o chamam Yaldabaoth – criou seis anjos, como também Saklas, para serem servos, e esses criaram doze anjos nos céus, de onde cada qual recebeu parte do céu. Então surgiram os cinco que reinam sobre o mundo inferior e sobre o caos."

"O primeiro é Seth, que é chamado Cristo. O segundo é Harmathoth; o terceiro é Galila; o quarto é Yobel; e o quinto é Adonaios”. Então Saklas falou a seus anjos: Façamos um ser humano segundo a forma e segundo a imagem. Formaram Adão e sua mulher Eva, que na nuvem é chamada Zoé. Através desse nome, todas as gerações procuram o homem e cada um chama a mulher por este nome. E o senhor disse a Adão: Viverás uma vida longa com teus filhos."

O Ministério de Judas
Judas disse a Jesus: "Por quanto tempo viverá a geração dos homens?" Jesus respondeu: "Por que tu te admiras de Adão e sua geração, ter vivido longamente no lugar que recebeu o reino do senhor?"
E perguntou Judas a Jesus: "Pode o espírito do homem morrer?" Jesus respondeu: "É por isso que Deus ordenou Miguel a dar aos homens emprestado o espírito, para que o sirva, mas o Todo Poderoso ordenou Gabriel conceder o espírito à grande geração sem Senhor acima de si, espírito e alma. E o espírito que em ti habita, na carne e entre os anjos. Porém Deus deu a Adão e a todo aquele que possa compreender, de maneira que os reis do caos não tivessem poder sobre eles."
Judas disse a Jesus: "Então o que esta geração fará?" Jesus respondeu: “Para cada um seus destinos serão conduzidos pelas estrelas. Quando Saklas der por encerrado o tempo previsto a ele, sua estrela surgirá com as gerações, e suas promessas serão cumpridas, dai então viverão desregradamente." E rindo Jesus, Judas lhe disse: “Mestre, por que ris?" Jesus respondeu: “Não rio por tua causa, e sim dos erros das estrelas, pois as seis estrelas vagam com os cinco adversários, sendo que todos desaparecerão juntamente com suas criações."
E Jesus disse: "Mas tu superarás todos eles. Pois terás que sacrificar o homem que me reveste. E assim o Senhor será aniquilado. Então a grande geração de Adão se levantará acima dos céus, e da terra, e dos anjos, pois a geração do reino eterno, realmente existe. Então, agora que tudo te foi revelado, levanta teu rosto e olha à nuvem e à luz que há nela e as estrelas que a cercam. A estrela, que mostra o teu caminho é a tua estrela." Então Judas levantou o rosto e viu uma nuvem brilhante, e entrou nela. E da nuvem uma voz falou.

E assim, eis que os sumos sacerdotes sussurravam enquanto ele se dirigira ao quarto para rezar. Mas os doutores da lei que lá se encontravam esperavam o momento para prendê-lo longe das vistas do povo, pois todos sabiam que era um profeta. Então disseram a Judas: "O que fazes aqui? Tu és discípulo de Jesus." Mas Judas respondeu-lhes o que queriam ouvir. E recebendo um pouco de dinheiro, entregou Jesus a eles.

Fonte: The Gospel of Judas - 2006 by The National Geographic Society. Acesse: AQUI.

Ω

CURSOS INDICADOS OL*VA

Os Melhores Cursos de Iniciação em
Magia, Misticismo e Ocultismo
Para Você!